O Varejo Brasileiro e sua importância
Hoje nós vamos falar de varejo, uma termo super popular e que está presente no dia a dia de todos nós.
O Varejo no português brasileiro, ou retalho, no português europeu, é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado, o varejo é a venda direta ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários. Segundo Kotler, todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais são definidas como varejo. O local onde os produtos ou serviços são vendidos ou realizados pode ser em lojas, em ruas ou na própria residência do consumidor. Da mesma forma, todas as maneiras pela qual estes bens ou serviços são vendidos, estão incluídas no conceito de varejo, seja através de venda física ou digital.
Há controvérsias sobre os formatos de venda onde não há o ponto de venda, ou um ponto comercial fixo, isso porque as vendas chamadas de "porta-a-porta" ou pela internet enquadram-se mais apropriadamente no conceito de marketing direto, ou "one-to-one". A raiz da palavra varejo, utilizada no Brasil, tem origem no instrumento utilizado para medir peças de tecidos, cordas, linhas, madeiras, etc., que era uma vara com uma medida padrão. Ainda hoje, em algumas lojas de tecidos usa-se uma régua de madeira com um metro de comprimento para fracionar os produtos.
O termo atualmente utilizado em Portugal também denota claramente o fracionamento de produtos para venda em pequenas porções ou quantidades. A participação do varejo no PIB brasileiro teve uma evolução muito mais marcante nos últimos 20 anos, pois representava 23,6% do PIB em 2000 e cresceu de forma consistente, alcançando 27,4% em 2022. O varejo no Brasil, emprega cerca de 25% do empregos formais e é um grande indicador de nossa economia, pois, quando o varejo está em alta, puxa a indústria, os serviços e o turismo junto, fazendo o dinheiro circular e fomentar o crescimento de nosso país. E aí... bora comprar algo hoje pra ajudar o nosso varejo?
Um grande abraço e até nossa próxima conversa! Bruno Miranda
Comments