O fenômeno da DIFERENCIAÇÃO
O que marcas como Luís Vuitton, Lamborghini, Starbucks, Rollex, Perrier e Coca-Cola tem em comum? Simples, essas marcas investiram em um fenômeno do mercado chamado diferenciação.
A diferenciação de mercado é uma estratégia de marketing na qual uma empresa procura se destacar em relação aos seus concorrentes, oferecendo produtos ou serviços exclusivos, ou diferenciados.
O objetivo é criar uma imagem única da marca na mente do consumidor, aumentando assim, a lealdade e a preferência por seus produtos em detrimento dos produtos concorrentes. A diferenciação pode ser alcançada por meio de diversos fatores, como qualidade superior do produto, design exclusivo, atendimento personalizado, preço mais baixo, ou mesmo, um valor agregado maior.
É importante lembrar que a diferenciação não significa necessariamente que um produto ou serviço seja melhor do que os seus concorrentes, mas sim que possui características únicas que o tornam mais atraente para determinado público-alvo.
A diferenciação de mercado pode ser especialmente eficaz em setores altamente competitivos, onde existem muitos concorrentes oferecendo produtos ou serviços similares. No entanto, é importante lembrar que a diferenciação não é uma estratégia única e pode ser combinada com outras estratégias de marketing, como a segmentação de merca
do ou o marketing de nicho, para aumentar ainda mais a eficácia da estratégia de marketing como um todo.
Por que alguém pagaria mais por uma garrafa de água mineral se todas as demais custam bem mais em conta e possuem o mesmo conteúdo? Talvez pela embalagem, pelo design? Por que alguém pagaria até mil vezes mais por um carro, se os demais se deslocam igualmente? Talvez pela tecnologia, pela exclusividade, pela velocidade?
O mesmo pode ocorrer com um pequeno negócio, inserido em um grande oceano que o torna apenas mais um, onde qualquer diferencial pode torná-lo mais atraente e o faz ser visto com outros olhos, o valorizando e o diferenciando dos demais. Pode ser o atendimento, o layout, a tecnologia embarcada, o relacionamento com o cliente, o produto ou o serviço.
Ou seja, enquanto uma grande parcela do mercado foca em vender meros produtos ou serviços, tem outros investindo em criar diferenciais que tornam suas marcas desejadas, e por consequência, saem na frente.
Um grande abraço e até nossa próxima conversa! Bruno Miranda - Especialista em pequenos negócios.
Comments