Mercado disruptivo: Pequenos negócios com grandes soluções.

É fato que o avanço da tecnologia da informação agilizou e facilitou exponencialmente a nossa vida na última década, isso nos trouxe uma nova forma de ver e encarar o mercado, além de criar modelos inovadores e disruptivos de negócios, como o caso das startups.
As startups propõem uma mudança muito rápida com a quebra de paradigmas e o estabelecimento de uma nova forma de pensamento: Oferecer soluções diferentes para os problemas de sempre.
Por isso empresas como Uber, Air bnb, Netflix, e diversas outras que explodiram e se tornaram unicórnios, se multiplicaram e passaram a dominar mercados que anteriormente eram liderados pela tradicionais empresas e suas "velas" formas de pensar e agir.
Acontece que estamos vivendo em um mundo de transformações cada vez mais rápidas, de respostas instantâneas e um anseio por inovação e comodidade por parte de nós consumidores. Isso mesmo, estamos cada vez mais seletivos e exigentes à espera de alguém antenado pra nos ajudar. Foi isso que levou a Netflix ao patamar que está hoje, levar um serviço de streaming que esteja ao alcance do cliente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde e quando ele estiver. Pra que mais? Uma opção gigantesca de séries, programas, documentários e filmes que, até pouco tempo atrás, só estava disponível em uma locadora, uma loja física, com dia e hora pra alugar, assistir e devolver. Kabum... Mudou tudo!
Algo parecido aconteceu com a chegada do Uber no Brasil, tínhamos um transporte individual de passageiros caro e de baixa qualidade, uma espécie de monopólio que foi quebrado, que foi rompido por uma ideia disruptiva. Como pode uma pequena empresa, criada em uma garagem, a partir de um pensamento extremamente simples se tornar uma grande solução e faturar bilhões de dólares poucos anos depois se espalhando por todo o globo?
É pra isso que servem os modelos disruptivos, transformar pequenos negócios em grandes soluções, quebrando paradigmas e estabelecendo novas formas de pensar e agir diante dos desafios de sempre! Pense nisso, pense grande desde pequeno, inove a prepare-se para o sucesso!
Forte abraço,
Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios