top of page

Um estilo de vida chamado pequeno negócio.


O Brasil é um país de contrastes, cheio de particularidades, carências e riquezas. Uma dessas riquezas de nosso país são os pequenos negócios, as micro e pequenas empresas que já respondem por mais de 95% de nosso PIB anual.

Empreender não deve ser encarado como uma profissão, mas sim, como um estilo de vida. O pequeno negócio proporciona iniciar um empreendimento com poucos recursos e com isso, realizar o sonho de muita gente: Trabalhar para si e ser seu próprio patrão. Isso não quer dizer que será mais fácil, embora seja muito mais prazeroso!

A maioria das empresas brasileiras surge com negócios familiares, onde pessoas da mesma família se juntam para tocar seu primeiro negócio, investindo seu tempo, algum dinheiro e suas habilidades em prol de um mesmo objetivo, se estabelecer em um determinado mercado.

Acontece que como tudo na vida, esses negócios possuem um clico de vida, e, se não houver empenho, disciplina e inovação, findam em pouquíssimo espaço de tempo. Outras poucas conseguem ultrapassar a barreira dos 10 anos em grande e constante ascendência, atingem maturidade, e após os 30 anos, chegam a passar pelo que chamamos de sucessão familiar, até um dia serem compradas ou fundidas àquelas gigantes multinacionais que se sentirem ameaçadas pelos pequenos emergentes.

Mas a grande e esmagadora maioria, é formada por aqueles tradicionais negócios locais, que por opção e amor ao seguimento, se especializaram em atender a um seleto público local, com um atendimento humanizado, estabelecendo uma relação de amizade e interdependência.

Isso sim é um estilo de vida, empreender para atender a poucos, porém atender com excelência. Quem não gosta de entrar em um lugar e ser chamado pelo nome? Ser perguntado de como vai a família ou como passou após a última compra? Esse é o "X" da questão quando falamos de pequenos negócios, essa proximidade gera fidelização.

O que não podemos negar é a necessidade de atualização e a carência do mercado por inovações. Eu posso ser uma empresa extremamente inovadora sem perder as características de um pequeno negócio, é o que acontece com a maioria das empresas que vem se destacando nos últimos anos, aliando tradição e modernidade.

Lembre-se: Pequenas inovações trazem grandes resultados! Coisas simples como aceitar cartões de crédito e débito, presença on-line com atendimento virtual, ou até quem sabe, um autoatendimento físico. O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, com uma taxa de empreendedorismo superior a 40%, ou seja, 4 em cada 10 brasileiros em média, empreendem de alguma forma. Uns empreendem por que precisam, outros por falta de opção, mas aqueles que encaram como um estilo de vida, são os verdadeiros representantes dessa classe que move nossa economia, gera emprego e produz renda! Forte abraço e sucesso pra você!

Bruno Miranda - Especialista em Pequenos Negócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page