top of page

03 ABORDAGENS DE MERCADO DOS ÚLTIMOS 100 ANOS


Nos últimos 100 anos, conseguimos identificar 3 abordagens distintas: Top down, Botton up e Middle out.

A abordagem top down surgiu no início do século XX, consistia em lançar produtos e serviços de cima pra baixo, ou seja, as empresas escolhiam o que seria oferecido ao mercado, esse por sua vez, não participava do processo de escolha nem decisão, a única opção era comprar.


Por volta de 1980 surgiu a abordagem botton up, diferentemente da top down, começou-se a investigar os gostos e opções dos consumidores através de pesquisas e experimentos, neste momento, o cliente passou a participar do processo de escolha e isso aumentou a adesão e por sua vez o faturamento das empresas de forma exponencial.


A partir da década de 2000, chegou a vez da abordagem middle out, essa chegou pra colocar o cliente como centro das atenções, o jogo mudou completamente, e nada mais era decidido sem analisar o consumo, preferências e principalmente, as dores do mercado. Na abordagem middle out, busca-se identificar e entender os principais problemas do mercado consumidor para tentar oferecer as soluções mais viáveis que tragam além da resolução, a satisfação total como diferencial competitivo daquele negócio.



Cada abordagem corresponde a um momento distinto do mercado, com suas particularidades, acesso à informação e tecnologia embarcada. Vivemos a quarta revolução industria com a chegada da inteligência artificial e seus algoritmos que a cada dia, parecem adivinhar o que realmente queremos e precisamos, nos bombardeando com mais e mais opções, provando que quem realmente manda no mercado somos nós, consumidores!

Um forte abraço e até nossa próxima conversa.

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page